Seu carrinho está vazio no momento!
Papel Salgado – Estreando o novo Laboratório!
Semana passada eu e meu colega Fernando Fortes começamos nossas investigações sobre os processos fotográficos históricos, hoje conhecidos como alternativos. Acho que só na fotografia coisa antiga é chamada de alternativa, vai saber.
Foi também o “soft-opening” do nosso novo laboratório químico! Temos o projeto de adequá-lo a todos os processos fotográficos do século 19. Vou publicar algumas imagens do laboratório assim que ele estiver um pouco mais estabelecido.
Ok, sobre o tal Papel Salgado… em inglês, é conhecido como Salted Paper e também como Salt Print, Cópia Salgada. E é isso mesmo! É uma das primeiras técnicas de se fazer fotografia e envolve salgar papel. O inglês William Henry Fox-Talbot desenvolveu está técnica que torna a prata sensível à luz quando combinada com sal comum.
Bom, começamos com uma receita bem simples para a partir daí incrementá-la. Seguimos “mais ou menos” a fórmula de Allyson Fauver
Banho de sal
- 1000ml de água
- 20g de ácido cítrico
- 20g de cloreto de sódio (sal)
Sensibilizador
- 100 ml de água
- 10g nitrato de prata
Por hora nossos testes ainda estão um pouco aleatórios por conta do nosso entusiasmo com a brincadeira nova. Nos próximos posts vou começar a ordenar as coisas direito. Mas já conseguimos umas boas imagens! Olhem só:
Comentários
4 respostas para “Papel Salgado – Estreando o novo Laboratório!”
Olá! Vocês pretendem ministrar oficinas em breve?
Já estamos ministrando! Tem uma este sábado dia 6/10 mas já está lotada.
Dá uma olhada: http://www.printingday.com.br/workshops/oficina-fotografica-de-papel-salgado/
Mas faremos outras. Tem também cursos mais longos semanais. 🙂
Quer mais informações?
Abs!
Oi Roger, gostaria de mais informações sobre os cursos!
abraços
GlaucoOlá Glauco,
Veja esse novo curso que abrimos: https://www.imagineiro.com.br/fotografia-em-negativo-de-papel-calotipo-com-fernando-fortes-e-roger-sassaki/
Espero que se interesse!
abs!
Deixe uma resposta