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Domingo (24/03/13) foi o último dia de curso de nossa primeira turma de alunos da Introdução à fotografia em calótipo ministrado pelo Fernando Fortes e por mim. Ficamos tão contentes com o resultado conseguido pelos alunos quanto pela dedicação deles nos 4 longos dias neste processo super trabalhoso e delicado. Haja café!
Vou contar um pouco como foi o curso para quem se animar de fazê-lo também. Produzir seus próprios negativos em papel é uma experiência única e valiosa para fotógrafos de qualquer nível!
Obrigado aos alunos Bárbara Simonetti, Kátia Magri, Valéria Gobi, Marcela Porcelli e Waldir Salvadore. Os mais novos “calotipeiros”!
1º dia
O curso começou com uma manhã de conversas sobre o surgimento da fotografia, as primeiras pesquisas e os personagens importantes. O Fernando Fortes havia preparado uma ótima apresentação destes primeiros passos. Achamos muito importante que ao estudar uma técnica histórica, também estudemos o contexto onde ela surgiu. É uma oportunidade de preparar os alunos para a trabalheira dos próximos dias: longas horas de fotografia para aproveitar os raios de sol, a única fonte de luz possível para os calótipos do século 19. Mesmo hoje, não mudou muito.
Depois passamos para o laboratório da Casa Ranzini, onde mostramos o princípio da câmera escura e também as câmeras de grande formato que usamos durante o curso. Falamos sobre lentes, tamanhos de negativos, foco, tempos de exposição e como manipular estas câmeras tão diferentes das que costumamos ver por aí. No restante da tarde, os alunos ficaram preparando os papéis que se tornariam os negativos do dia seguinte.
(clique nas imagens para vê-las maior)
2º e 3º dia
Assim que os alunos chegaram, as 9h da manhã, começamos a sensibilizar nossos papéis iodizados em um banho de nitrato de prata. Os alunos se revezaram nas câmeras 8×10 e na 4×5 para terem a experiência de usar cada uma delas.
O dia nublado e chuvoso aumentou o desafio da fotografia, ainda mais depois de passarmos o dia anterior falando o quão importante é ter sol para fazer calótipos. Mas para surpresa de todos, as imagens ficaram ótimas. Mesmo com nuvens, é importante que o objeto esteja em linha direta com o Sol. Já havíamos percebido que os raios UV conseguem passar pelas nuvens, ótimo!
(clique nas imagens para vê-las maior)
Felizmente no 3º dia do curso o sol resolveu aparecer ainda que um pouco tímido. Nos sentimos ousados e partímos para fazer calótipos pelas redondezas do laboratório. O Waldir logo sugeriu os arcos da Av. 23 de Maio e lá fomos nós carregando as câmeras e tripés e fortalecendo os braços.
4º dia
O último dia do curso foi dedicado a fazer uma cópia positiva em papel salgado do calótipo produzido. A seqüência é encerar o calótipo com cera de abelha, preparar o papel salgado, colocar o calótipo e o papel salgado na contateira e deixar embaixo da luz do sol ou dentro da caixa de luz UV. Depois o papel salgado é lavado e fixado. O processo aparentemente simples, levou o dia todo!
Cópia em papel salgado é uma técnica muito trabalhosa que exige bastante prática para ter ótimos resultados. Nossa intenção neste caso, foi dar ao aluno a experiência de fazer o processo do começo ao fim, do negativo à cópia positiva como se fazia no século 19.
A discussão final dos resultados foi muito boa! Cada aluno contou um pouco sobre o que achou de fazer todo o processo e como isso o fez pensar sobre sua visualização fotográfica. O interessante é que nenhum deles percebeu as dificuldades do processo como uma coisa negativa, todos conseguiram aceitar as “condições” e pensar o que poderiam fazer a partir delas, como um impulso criativo.
Não conseguirei relatar aqui tudo o que foi conversado, e nem faria sentido. Mas para nós deste site, ficou mais claro ainda que esta é uma experiência enriquecedora para o fotógrafo atual, de qualquer nível.
Fiquem atentos às próximas turmas!
Para fechar, aí vai a foto final da turma e as obras produzidas por eles.
Agradecimentos à ajuda da Carol Mitsuka e Ligia Minami. Também um agradecimento ao apoio do Estúdio Foto Vídeo Foca.
Abraços,
Roger Sassaki
Obras produzidas
Calótipos
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