Seu carrinho está vazio no momento!
Fazendo o perfil de cor de um escâner com um cartão IT8
Recentemente eu tive que reproduzir alguns documentos e decidi que já estava na hora de investigar um pouco mais a calibração de cor do meu escâner de opacos. Ele é bem antigo, um CanonScan N1220U que tem me servido bem. Vou descrever os passos mas infelizmente é necessário comprar algumas coisas. Nada muito caro e vai valer horas de trabalho em ficar ajustando cores de cada escaneamento.
O que eu usei foi:
- Target IT8
-
O Target IT8 (traduzo por alvo?) é um padrão de amostras de cores e cinzas. Também chamado de rampa de cores e rampa de cinza. O cartão tem que ser feito de modo super controlado. Depois suas cores são medidas uma a uma e escritas em um arquivo descritivo que é enviado junto, no caso em um CD. Existem versões do IT8 em papel, como este que usei, e também em diversos tipos de transparências de filme cromo caso esteja fazendo o perfil de filmes.
Eu comprei meu IT8 de um site alemão. Deu tudo certo e eles não são caros: www.targets.coloraid.de
- Software Vuescan
-
Eu desisti do software próprio do escâner a muito tempo já. Nem sei como é a versão atual. Eu uso o Vuescan que é um programa que é compatível com uma lista infinita de escâners. Ele também tem a função de criar os perfis de cores a partir de um IT8. Ou seja, você precisa de um software que tenha essa função. Devem haver outros no mercado.
Eu usei a versão 9.1.16, atual na data de publicação deste post. Você pode baixar o programa no site do desenvolvedor: www.hamrick.com
- Um Macbook Pro:
- O perfil de cor não deve depender do computador em que você fez o perfil. Então pode meio que ser qualquer um que seja compatível com o software que lê os cartões IT8. Também creio que seja possível você fazer um perfil de cor com algum colega que tenha esses ítens e depois você copia o perfil icc criado para dentro do seu sistema.
Qual é a idéia?
O fabricante do IT8 mediu cada cor com algum super aparelho preciso (espero) e lhe enviou junto com o IT8 um arquivo descritivo com todas as medições. Ao escanear o IT8 o software irá criar uma nova tabela com os valores medidos pelo seu escâner.
A diferença entre as duas tabelas, a dos valores do arquivo descritivo e da leitura pelo seu scanner são transformadas em seu perfil icc. Este novo arquivo é a “correção” de cor do seu scanner.
Ok, é um tanto simplificado… eu não sei a explicação completa. 😉
Fazendo o perfil
1.
Com o programa devidamente instalado, nos ajustes padrões, e escâner conectado (por favor não me perguntem como fazer isso) eu começo por “calibrar” o escâner.
2.
Na aba Entrada, escolha a Tarefa:Perfil do escâner.
3.
Alterne para a aba Cor, e clique na arroba @ próxima ao ítem Dados IT8 do escâner: para indicar onde está o arquivo descritivo.
Importante: Nesta hora, você deve indicar o caminho para o arquivo descritivo o fabricante do IT8. Se você adquiriu os IT8 da Coloraid, como o meu, você verá no CD algumas opções de arquivo descritivo. Segundo as explicações do Readme.txt, se seu escâner tem a tampa preta por dentro, você deve usar o arquivo R111204.txt, mas se seu escâner tem a tampa branca por dentro, meu caso, utilize o arquivo R111204W.txt que está na pasta de extras do CD.
4.
Coloque seu target IT8 no escâner, sem tocar os dedos no lado da imagem, e tente alinhá-lo o melhor possível. Clique no botão Pré-visualizar.
Ajuste a máscara pontilhada ao IT8. Se precisar realinhar a imagem, ajuste o papel no escâner e presione Pré-visualizar novamente.
5.
Quando a máscara estiver bem ajustada ao IT8, vá ao menu superior e escolha sob Perfil a opção Perfil do escâner.
O processo é instantâneo já que o vuescan usa a imagem da pré-viusualização para as medições, sem precisa escanear novamente. Uma janela de êxito é mostrada informando que o arquivo scanner.icc foi criado na pasta padrão de seus escaneamentos.
6.
Para usar o perfil criado é preciso agora voltar para a aba Cor e escolher no campo Cores do escâner, a opção ICC Profile.
No campo abaixo Perfil ICC do escâner você deve clicar na @ e apontar o caminho para o arquivo scanner.icc recém criado. Se você não mexeu em nada desde a instalação, este arquivo deve estar na mesma pasta que o aplicativo vuescan.ini
- Como eu faço
- Por preferência pessoal, eu renomeei o arquivo scanner.icc para scanner-n1220u.icc. Eu também o copiei para a pasta padrão nos macs para perfis de cores. A pasta fica em Disco de sistema/Biblioteca/ColorSync/Profiles/
Se for fazer isto, lembre-se de apontar o caminho correto neste passo.
7.
Para ver se o perfil está funcionando, você deve deixar o ajuste de Balanço de cor na aba Cor em Neutro. Estes ajustes não interferem na criação do perfil.
8.
Está pronto! Mas lembre-se que para tudo isso fazer sentido, você precisa também escolher um espaço de cor de saída que faça sentido e anexá-lo ao arquivo salvo.
9.
Tente impressionar alguém com todo esse procedimento. Se não conseguir, você é como eu.
Abraços,
Roger Sassaki
Comentários
4 respostas para “Fazendo o perfil de cor de um escâner com um cartão IT8”
Parabéns pela iniciativa e pela ilustração. O problema é que não sabemos se esses cartões target IT8 estão disponíveis para venda no Brasil…
Olá Garcia,
Obrigado pelo elogio!
Os targets são difíceis de se achar no Brasil. Creio que a Coralis os tenha. Mas como comentei no texto, eu comprei barato e facilmente do site alemão: http://www.targets.coloraid.de
Chegam inteiros e rapidamente. Comigo deu certo. Espero que a informação lhe seja útil.
Abraços,
Roger
Boa tarde. Você teria esse modelo de It8 para compartilhar como pdf ou imagem para impressao?
Olá Rafael. Eu não tenho como arquivo. Ele já vem impresso pois, teoricamente, tem as cores controladas. Você precisa comprar o cartão de algum fornecedor que ateste a fidelidade das cores.
Abraços!
Deixe uma resposta