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Na semana passada fizemos nossa segunda sessão de calótipos. Bom, na verdade eu pouco fiz, foi mais o Fernando Fortes mesmo que se animou com o sol e resolveu fotografar. Agora acho que as duas coisas essenciais para se fazer fotografias em calótipos são: Muito sol e muita vontade.
A primeira é porque estamos conseguindo tempos de exposição de 8 minutos sob sol direto a f/5.6. O fotômetro marca EV15 para ISO160 (o calótipo não é ISO160! Deve ser ISO1 ou menos ;)) Tínhamos nos programado para fotografar na terça feira mas como estava nublado e chuvoso, desistimos. Em um dos livros que eu li do séc, 19 (não lembro qual agora) o próprio autor falava que se estivesse nublado e úmido, que era pra desistir de fotografar e aproveitar o tempo pra “iodizar” e encerar papéis para calótipo para um dia de sol. Foi que que fizemos!
Esses processo antigos realmente dependem de muita vontade. São muitos passos para preparar o papel para receber a imagem e depois tem tempo de revelação de 15 minutos até 2 horas! Fora todo o resto do pós processamento. Então, apareceu sol? Deu vontade de fazer? Faça! Você vai precisar de ambos ao decorrer do dia.
A primeira foto do dia é esta que abre o post, duas pessoas na janela, nossos colegas de casarão. E aqui é minha pequena contribuição que foi o enquadramento. Como utilizamos uma câmera 4×5 com todos os “tilt&shift” eu me animei em exercitar, depois de anos, os movimentos de báscula e do grande Scheimpflug! Vocês podem notar que as duas pessoas estão um pouco tremidas, pois ficaram 8 minutos de estátua. Aliás, pensando agora, aqueles artistas de rua que fazem estátua são ótimos candidatos a modelos para calótipos. Hmmmm…
- Dados da primeira imagem:
- Papel: Canson Vegetal escolar
- Sensibilização (formula nº1) de 5 min por flutuação
- Exposição de 8 min f5.6 sol forte (EV15 em ISO 160)
- Revelação de 2 horas e 15 min – solução de ácido gálico 1,6g – 200ml água + 2 gotas de nitrato de prata (Com esse tempo longo de revelação + nitrato de prata na solução, note que a prata atingiu um preto mais escuro e de cor neutra se comparado ao tom acastanhado dos outros)
Este calótipo está muito mais “limpo” do que o nosso primeiro. Fica a dúvida se este papel é melhor que o papel vegetal de 90gsm ou se fizemos alguma coisa certa desta vez. Só da pra saber quando repetirmos com o papel de 90gsm. Esse papel vegetal escolar é bem fino, 60gsm, o que o torna bem dificil de manipular durante os banhos de imersão e flutuação. Rasga só de olhar pra ele.
A segunda foto do dia não deu certo. O papel é é diferente. Veja o que aconteceu.
Na verdade, esta é a segunda vez que tentamos usar este papel e não dá certo. A primeira foi logo na primeira sessão mas eram tantas outras variáveis que achamos que erramos algo. Como desta vez as condições foram as mesmas do calótipo “bom” anterior, achamos que realmente o papel não é compatível com o processo. Pode ser que ele tenha uma reserva alcalina, que causa problemas com o processo, mas não achei nada na descrição do papel no site da Canson.
- Dados do segundo calótipo:
- Papel Skiss Canson
- Sensibilização (formula nº1) de 5 min por imersão
- Exposição de 8 min e 30 seg f5.6 sol forte (EV15 em ISO 160)
- Revelação de 40 min
Por fim, o Fernando resolveu fazer um autorretrato com uma escada “talbotiana”.
- Dados do terceiro calótipo:
- Papel Canson vegetal escolar
- Sensibilização (formula nº1) de 5 min por imersão
- Exposição de 10:30 f5.6 sol forte
- Revelação de 25 min
Para os três calótipos, após a revelação o processamento do papel foi:
- Água 5 min
- Fix 1 10 min
- Fix 2 10 min
- Sulfito de sódio 5 min
- Lavagem 15min
Eu creio que 15 pode ser pouco tempo de lavagem, mas já estávamos no final do dia e precisávamos guardar tudo e ir!
Roger Sassaki
Comentários
6 respostas para “Fazendo Calótipo – 2ª tentativa”
Salve
Complimenti per le immagini (Retrato na janela da Casa Ranzini e autorretrato com escada) , sono straordinarie.
E’ un po di tempo che provo il Calotipo ma i miei risultati sono di bassa qualità, mi permetto quindi di chiedervi qualche chiarimento in merito alla vostra tecnica. Uso la Carta Canson Marker.Quale formula di Iodizzazione per queste due immagini?
Come è fatta la soluzione di acido gallico?
2 gocce di nitrato di argento a che concentrazione?Vi ringrazio e auguro buon lavoro
Ferruccio
Ferrucio,
Obrigado!
Posso responder em português?
Or should I answer in english?
Abraços,
Roger.
Salve Roger
“Posso responder em português?”
E’ certamente.
Grazie di nuovo
Ferruccio
Ferruccio,
Eu nesse caso, eu estou seguindo a fórmula de iodização #1 desta página: https://www.imagineiro.com.br/formulas-para-calotipo/
A formula de sensibilização é também a #1 desta outra página: https://www.imagineiro.com.br/formulas-para-calotipo-sensibilizacao/
Se você lê em inglês, pode ler diretamente as instruções que sigo do livro de Alan Greene: http://www.amazon.com/gp/product/0240804619/ref=as_li_qf_sp_asin_il_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=0240804619&linkCode=as2&tag=rogehsassphot-20
Tem bastante informações também neste grupo do flickr: http://www.flickr.com/groups/1384661@N22/
Espero que continue suas investigações com calótipos, é bem interessante.
Obrigado e abraços!
Roger
Salve Roger
Grazie per i link.
Oggi ho ordinato il libro di Alan Greene.
Nel frattempo che arriva mi puoi spiegare questo:
“” + 2 gotas de nitrato de prata”” a che concentrazione?Ti ringrazio e saluto
Ferruccio
Desculpe a demora.
As duas gotas de nitrato de prata durante a revelação é opcional. É uma recomendação adicionar prata se a imagem parecer estar subexposta.
Esta instrução está no livro de Greene.
Já chegou o seu?
Abraços!
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