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Mais um dia nublado foi aproveitado para outras coisas que não fotografar em calótipo. Resolvemos aproveitar e testar pela primeira vez encerar os negativos de papel que já tínhamos prontos.
Encerar negativos é um passo importante para o processo do calótipo. A cera torna o papel mais transparente, aumenta a definição e protege um pouco mais as fibras. No processo do calótipo úmido a cera é aplicada por último, antes de usar o negativo para fazer cópias positivas. Existe também a variante do calótipo seco (que está na nossa lista de pesquisa) onde o papel é encerado antes da exposição a luz.
A cera de abelha pode ser encontrada nas casas de essências em aparência branca, que foi a que usamos, e também com aparência cinza-esverdeado escuro. Compramos a nossa próxima a Pça. da Sé, em SP.
Derretemos 100g em uma travessa em um forno a 80-90ºC. É importante não passar dos 100ºC para não estragar a cera. Compre um termômetro de forno, é importante. Tem um bom a venda no bairro da Liberdade.
Mergulhamos 6 folhas de papel filtro na travessa (2 por vez) e saturamos as folhas com a cera. Ao levantar a folha da travessa, ela seca rapidamente e vira uma placa de cera. A primeira surpresa foi ver que o grosso e opaco papel filtro ficou bem transparente com a aplicação da cera de abelha. Tanto que até agora estávamos apenas investigando o uso de papéis já translúcidos para os calótipos, mas vimos que podemos procurar também entre papéis mais opacos. Se você é uma pessoa saudável como eu, o resultado é como um papel engordurado, sabe o guardanapo do pastel da feira? Não fica meio transparente? Aliás, existe também gente que ao invés de encerar o calótipo, usa um óleo para obter o mesmo efeito. Resolvemos deixar o óleo para a nossa comida.
Depois, colocamos três das folhas enceradas sobre a bancada, colocamos o negativo e mais três folhas enceradas.
O próximo passo é passar ferro! Condene um ferro de passar roupa para este nobre objetivo. Use uma temperatura baixa como nylon ou rayon (o que é rayon afinal? Acho que é uma temperatura fotográfica: ray-on :/) e passe devagar sobre todo o negativo. A cera irá derreter lentamente passará para o papel do calótipo.
Depois de bem saturado, o calótipo é colocado entre quatro folhas de papel filtro limpos (duas em cima, duas embaixo) e o procedimento é repetido. Isso tira o excesso de cera do calótipo deixando-o pronto para ser usado. Depois é só coloca-lo em um plástico protetor de polipropileno ou mylar.
Nesse dia, teve um monte de visita boa! Um monte de fotógrafo, mas o Rogério era o único com uma câmera! Mais algumas imagens do dia:
Abraços,
Roger H. Sassaki
Comentários
2 respostas para “Calótipo – Melhorando a transparência com cera de abelha”
Boa noite. Quero muito estudar/aprende tudo sobre carbon print. Vcs tem previsão de oferta de oficina?
Olá Marcia!
Por hora não tenho nenhuma oficina de copia em carvão agendada. É uma coisa pro futuro. O melhor jeito de ficar sabendo quando tiver é assinar a newsletter deste blog. Já assinou?
Obrigado pela visita e abraço!
Roger Sassaki.
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